segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O ministério Cristão


O Ministério Cristão

·        De acordo com Efésios 4:11,temos os seguintes encargos no ministério cristão:
      1-APÓSTOLOS: Foram aqueles comissionados diretamente por Jesus como testemunhas dos fatos milagrosos praticados por ele e de sua morte e ressurreição Mc:3:13-15;Lc. 6:12, 13 a fim de estabelecer um completo sistema de doutrinas,conforme encontrado no N.T.-Jo.14:26; 16:13 e 20:30,31 e,feito isto cessou o ministério dos apóstolos Rm. 16:7.
2- PROFETAS: Se, por este ministério entendemos uma pessoa que prediz o futuro, conforme Atos 11:27,28 e que exerce o ministério profético e semelhança do que foi feito no VT-Isaias 6:9, Jer.1:4, podemos assegurar que esse ministério cessou com a era apostólica dar lugar à pregação do evangelho,cujos pregadores,á luz do NT são chamados de profetas-Atos 15:32; Mat. 28:19; Mc. 16:15; Tm. 4:2; Gal. 1:15,16; I Pedro 1:12, pois o que se perpetua em nossa época é simplesmente o “dom de profecia”, exercida nos moldes de I Cor. 14:3 que não tem função governativa ou diretiva, mas como consolação de Deus às nossas almas que as vezes precisam ser exortadas, e por isso a
     Profecia a ser julgada-I Cor. 14:29.
Para evitar abusos prejudiciais a igreja, que as vezes se vê tumultuada por grupos que consultam “profetas” para o casamento, viagens, mudanças, negócios e até consagração de obreiros,etc. Leia I Cor. 14:33.

EVANGELISTAS- O evangelista é, para todos os efeitos e fins, um ministro, conforme II Tm. 4:5. A diferença do evangelista é apenas quanto ao Dom. Ef. 4:8-11; Rom. 12:6-8; I Cor. 12:28-31, portanto os evangelistas tem especialmente o dom de evangelizar e executa este dom de dois modos, a saber:

1-    Mediante a evangelização pessoal de casa em casa.
2-    Em campanhas evangelísticas nas igrejas e com elas. Muitas vezes após exercer o pastorado por longo tempo, sente o Pastor vocação evangelisticas e deixa periodicamente o pastorado para se dedicar à evangelização Evangelista é chamado para apascentar uma igreja, aceita, e se torna um eficiente pastor.  

PASTOR E MESTRE- Efésios 4:11- não podemos dissociar os dois termos,pois no original do NT a conjugação grega Kay tem tal sentido que enfatiza a ligação inseparável dos dois termos. Assim sendo, quando lemos Ef. 4:11, devemos entender o pastor e portanto mestre, pois de fato o pastor tem como função primordial de seu ofício o ensino da palavra para instrução do rebanho. I Tm. 4:6, 11,13,16,etc.,para que as igrejas distingam entre as verdadeiras e as falsas doutrinas, I Tm. 4:1,3 entre o bom e o mau caminho, Mat. 7:13-16; Prov. 15:24, isto é a função do mestre. As qualidades do pastor aparecem bem claras em Gal. 4:18-20. Às vezes ele é chamado de Bispo (Grego Episkopus) que significa literalmente presidente ou superintendente. Neste posto o ministro exerce governo, liderança e controle sobre tudo que diz respeito a parte administrativa da igreja, pondo tudo em boa ordem. Titi 1:5-7; I Tim. 3:2,4.
PASTOR (Grego Parmenas) é um título que evidencia afeto, do mesmo modo que o pastor oriental se desvela e se sacrifica pelo rebanho- Amós 3:12 e I Sm. 17:34,35 a fim de ver e ter as suas ovelhas bem nutridas e em segurança, conforme diz o Salmo 23.
Assim também o pastor da igreja, com sacrifício pessoal e familiar, procura dar à igreja absoluta confiança e segurança. Jô. 10:4-11; Filip. 2:17; I Tess. 2:7,8 e II Cor. 12:15.
MESTRE(Grego Disdakalos) o ministro evangélico do mesmo modo que o professor, é um instrutor do rebanho. I Tim. 4:6-11 e 5:17; Tito 1:9.  
A bíblia pressupõe que o ministro seja um homem que tenha capacidade para ensinar a doutrina cristã, de modo que os seus membros possam ser edificados na fé, na esperança, no amor, a fim de promover o triunfo da verdade, conforme Atos 20:20,27,28.

As principais Ocupações do Pastor: 
Governar (I Tm. 3:4,5 e 5:17)
Guardar o rebanho da corrupção e erro (Tito 1:9)
Vigiar a igreja (Atos 20:28)
Prestar contas a Deus pela igreja a qual preside (Hb. 13:17)
Apascentar de boa vontade (I Pe. 5:2)

O pastor é constituído e posto nas igrejas pelo Espírito Santo (Atos 20:28), mas sendo indicado para o serviço pelo ministério (Atos 14:23), ou por delegação deste (I Tm. 3:1-7;Tito 1:5-9)

PRESBITERO (Grego Presbíteros) Deve se tratar de pessoas amadurecidas no entendimento (I Tm. 3:1-7) e capaz de aconselhar aos fiéis a semelhança de um pai ao seus filhos, com aquela prudência que imprime respeito e acatamento (Heb. 13:7,17). Na nossa denominação surgiu o cargo de presbítero com grau inferior ao de pastor pois é destinado aos serviços da igreja local,com grande desenvolvimento

 da obra, não querendo ver o rebanho sofrer com a organização de novas igrejas na mesma cidade, viram os lideres do movimento a conveniência de instituir essa ordem de oficiais inferiores, a fim de os colocar à frente de grandes congregações, com a licença para administrar as ordenanças bíblicas. Quando o presbítero é chamado por Deus resulta em bênçãos ao trabalho, mas quando são introduzidos no ministério por um processo político é um fracasso, pois querendo bancar pastor a todo custo, sem haver sido chamado por Deus para isso causam toda sorte de prejuízos ás igrejas, inclusive divisões escandalosas e coisas semelhantes.   


CONHEÇA O TRABALHO DO DIÁCONO

O diácono tem função muito  importantes e completamente diferente das funções dos Ministros. Ocupação dos diáconos, servir  as mesas (At.6:2).Nesse caso,a palavra servir designa a função do Diácono que é “servir”.Nesse particular,o Diácono embora chegue a ser um Ministro,jamais deixa de ser um servo,pois o Ministro tem de servir,como Cristo que veio como Diácono,viveu como Diácono e morreu como Diácono.Baseado em At,6:2,deve-se observar que à congregação cabia o privilégio de fazer a seleção,embora os escolhidos devessem ser aprovados e consagrados pelos Apóstolos.Quais as condições exigidas para ser Diácono ?     
1.Ter boa reputação.Isto é, o Diácono não pode estar envolvido em qualquer escândalo que venha lançar reflexo sobre sua moralidade e honestidade.Além disso,deve ser Diácono o homem de interesse humanitário,se inclinando sempre em favor da assistência social.
2.Cheio do Espírito Santo. Isto significa que o Diácono tem que ser batizado com o Espírito Santo e após o batismo conservar-se cheio do Espírito Santo. Assim como Estevão, que até a morte conservou-se cheio da graça e poder.At.6:8Pois o Diácono deve ser longânimo,manso,amoroso,e cheio de fé.Com essas qualidades o Diácono faz uso correto  de sua função de Servo da Igreja e de Cristo.   
3. Cheio de sabedoria. Naturalmente esta sabedoria é resultado direto do poder do Espírito Santo. Com esta qualidade o Diácono saberá rejeitar as murmurações,  a calúnia,a traição e as contendas.
Saberá lidar com   pessoas mais idosas,pessoas temperamentais,com pessoas partidárias da Igreja,evitando com sabedoria divisões do corpo de Cristo e espírito preconcebido contra o pastor ou a diretoria da Igreja.

DEVERES DOS DIACONOS
Arrecadar ofertas e donativos destinados aos serviços da Igreja.Visitar os órfãos e as viúvas e providenciar aquilo que diz respeito às suas necessidades materiais e imediatas.Em At.6:1 a 6 fica bem claro que o Diácono deve ajudar a manter a ordem material do culto,tais como: Portaria,acomodação e recepção dos visitantes e membros da igreja.       

Um comentário:

  1. Pastor, a biblia em nenhuma parte menciona que o ministerio profetico acabou, ao contrario o apostolo Paulo disse que seria o melhor dos dons que a igreja deveria buscar.1 cor 14:39
    Tampouco o ministerio apóstolico acabou, pois como o proprio pastor mencionou acima, foram comissionados diretamente por Jesus.
    HojejJesus , que continua o mesmo, comissiona diretamente alguns Ele FALA DIRETAMANETE com alguns. Dentre estes, alguns recebem comissao apostolica, de evangelizar com os mesmos sinais que apostolo Paulo teve de defender diante dos Conrinthios, a saber, sinais prodigio e maravilhas, como sinais de seu apostolado.

    O cargo de pastor em si nao existia. Era ilustratico de como um bispo presbitero deveria reger, como um pastor cuidadoso. Jesus disse eu sou o Bom Pastor.
    A paz

    ResponderExcluir