sexta-feira, 28 de setembro de 2012



CONHEÇA O TRABALHO DO DIÁCONO

O diácono tem função muito  importantes e completamente diferente das funções dos Ministros. Ocupação dos diáconos, servir  as mesas (At.6:2).Nesse caso,a palavra servir designa a função do Diácono que é “servir”.Nesse particular,o Diácono embora chegue a ser um Ministro,jamais deixa de ser um servo,pois o Ministro tem de servir,como Cristo que veio como Diácono,viveu como Diácono e morreu como Diácono.Baseado em At,6:2,deve-se observar que à congregação cabia o privilégio de fazer a seleção,embora os escolhidos devessem ser aprovados e consagrados pelos Apóstolos.Quais as condições exigidas para ser Diácono ?      

1.Ter boa reputação. Isto é, o Diácono não pode estar envolvido em qualquer escândalo que venha lançar reflexo sobre sua moralidade e honestidade.Além disso,deve ser Diácono o homem de interesse humanitário,se inclinando sempre em favor da assistência social.




2.Cheio do Espírito Santo. Isto significa que o Diácono tem que ser batizado com o Espírito Santo e após o batismo conservar-se cheio do Espírito Santo. Assim como Estevão, que até a morte conservou-se cheio da graça e poder. At.6:8 Pois o Diácono deve ser longânimo, manso, amoroso,e cheio de fé.
Com essas qualidades o Diácono faz uso correto  de sua função de Servo da Igreja e de Cristo.   
3. Cheio de sabedoria. Naturalmente esta sabedoria é resultado direto do poder do Espírito Santo. Com esta qualidade o Diácono saberá rejeitar as murmurações,  a calúnia,a traição e as contendas.
Saberá lidar com pessoas mais idosas, pessoas temperamentais, com pessoas partidárias da Igreja,evitando com sabedoria divisões do corpo de Cristo e espírito preconcebido contra o pastor ou a diretoria da Igreja.

DEVERES DOS DIACONOS
Arrecadar ofertas e donativos destinados aos serviços da Igreja.Visitar os órfãos e as viúvas e providenciar aquilo que diz respeito às suas necessidades materiais e imediatas.Em At.6:1 a 6 fica bem claro que o Diácono deve ajudar a manter a ordem material do culto,tais como: Portaria,acomodação e recepção dos visitantes e membros da igreja.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário