quinta-feira, 10 de novembro de 2011

OS CINCO INIMIGOS DO PASTORADO...



        OS CINCO INIMIGOS DO PASTORADO
Inúmeros são os inimigos do  pastorado .Haja visto ,ser o pastor o responsável pela guarda, instrução e proteção do rebanho. Evidentemente, nem todos os obstáculos  são “coisas” do diabo, e sim do próprio homem.
1.     Protelação. O hábito de “deixar para depois” é muito prejudicial, principalmente quando há possibilidade de resolver de imediato. A palavra de Deus recomenda que o que tiveres que fazer,  fazei-o já.

2.     Rotina. A rotina é a  inimiga número um da ação e da criatividade. Muitos, por medo, ou por incapacidade pessoal permitem que as coisas continuem da mesma maneira por anos a fio. É  a pintura do templo  desbotada  carecendo urgentemente de uma reforma,a liturgia do culto que não se altera ,e até os pregadores que não discorrem um texto novo.Sempre conduzindo o rebanho pela mesma estrada e oferecendo-lhes sempre os mesmos alimentos...

3.     Solidão. A função pastoral  impõem-nos isto. É de bom alvitre que o pastor seja prudente ao comentar com outras pessoas os seus problemas pessoais e familiares. Por mais que ele seja visitador, nunca deve esquecer que as pessoas não tem a obrigação de visitá-lo.A não ser em casos esporádicos e de extrema necessidade.

4.     Baixa-  estima .   É comum, devido às constantes lutas e desafios  nas lides do dia a dia.O passar dos anos lhe proporciona muitas perdas.Por isto deverá manter-se cheio do Espírito Santo.A igreja fatalmente será prejudicada ao ver seu pastor triste  e acabrunhado. Seu estado psicológico manifestará suas tristezas e exporá suas  frustrações.Vez por outra, o desejo de renunciar o pastorado e voltar a antiga profissão lhe tocam profundamente o coração.Todavia,buscando ao Senhor em oração,meditando em sua palavra certamente o consolo e a orientação do Espírito Santo virá..

5.     Individualismo. O poder corrompe a qualquer um que não vigiar. Há um perigo constante que ronda as lideranças; o de achar que podem resolver tudo sozinhos, desprezando os mais antigos e não respeitando a equipe que os auxilia. Quem trabalha  sozinho  se cansa mais, e não consegue descobrir novos valores.Jesus Cristo poderia e pode fazer tudo sozinho, todavia,Ele conta conosco...

Pense:
“ Quem acolhe lobos,sacrifica ovelhas...”

      Pr.Valdemir Campos Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário