domingo, 20 de novembro de 2011

FIQUE SABENDO !


* Publicanos.(Mt.9.11). Eram funcionários públicos, mais especificamente "cobradores de impostos".Os judeus os consideravam como traidores e apóstatas,porque cobravam impostos para a nação que os oprimia.Lc.3:12,13 - 19:8  

*  Nos tempos do Novo Testamento, cerca de 50% da população de Roma era formada de escravos. Roma tinha mais de 1 milhão e meio de habitantes. A grande maioria de todos os crentes de Roma era de escravos.

* A Babilônia, famosa por sua crueldade e poder nos tempos do Velho Testamento, fica situada num deserto que está dentro dos limites do Iraque (terra de Saddan Hussein).Ocupava o mesmo lugar da torre de Babel (Gn.10.10) Nela havia muitas maravilhas.Os jardins suspensos eram uma das Sete Maravilhas do Mundo.O templo de Bel (que quer dizer senhor)cuja torre tinha a altura de duzentos metros .Até hoje não existe no mundo templo com torre tão alta.As suas muralhas tinham mais de cem metros de altura e a largura era tal que dois carros de guerra,cada um puxado por dois cavalos podiam andar lado a lado em cima.Cada lado da cidade tinha vinte e cinco portas de metal.De cada porta partia uma rua,cuja distancia era de seis quilômetros da outra extremidade.Babilônia era para os profetas do Antigo Testamento o que Roma era para João no Apocalipse – o berço da vaidade,da ostentação e da impiedade do mundo.

* Corinto era uma importante cidade Grega aos tempos do Novo Testamento. Nessa época era uma cidade com cerca de 600 mil habitantes. Era uma metrópole com várias religiões. Ali havia adoração a todos os deuses. O principal culto praticado nesta região era a adoração à Afrodite (deusa do amor erótico - e daí vem a palavra afrodisíaco). Quando Paulo chegou ali, muitas vidas que estavam cansadas do pecado entregaram suas vidas ao Senhor Jesus, e a partir disso uma grande igreja começou a nascer naquela grande cidade.

* Escribas (Mt. 23.2). Tinham esse nome porque escreviam (copiavam) os escritos bíblicos numa época em todas as cópias tinham que ser feitas à mão. De tanto copiarem o Velho Testamento, eles acabaram se tornado grandes conhecedores dos escritos bíblicos, por isso também eram chamados de "doutores da Lei". Muitos escribas se converteram ao Senhor Jesus, mas a maioria era contra o Cristianismo e por isso foram duramente criticados por Jesus.

* Evangelho (Mc. 1.1). Essa palavra significa literalmente "Boa Notícia", mas muitas vezes, nos textos bíblicos, ela significa a história do ministério de Jesus, isto é, suas obras, sua morte e ressurreição. Assim, "crer no Evangelho" é crer que a vida, morte e ressurreição de Jesus são poderosos  para mudar os rumos da nossa vida mesmo nos dias de hoje.

* O primeiro livro do Novo Testamento foi escrito cerca de 400 anos depois do último livro do Velho Testamento. Neste período de 400 anos foram escritos alguns livros não inspirados por Deus conhecidos por "apócrifos", que são justamente os livros excedentes da bíblia católica.

* Davi. Esse nome significa "amado" (J. Davis - p.149). Foi o nome do mais importante rei da história de Israel.

* Voto (Sl.116:14) -  Significa promessa solene, compromisso, pacto ou acordo que alguém faz com alguém. Normalmente os personagens do Antigo Testamento faziam votos (promessas) a Deus, para que Ele lhes abençoasse em algum empreendimento ou necessidade particular. Uma pessoa que faz votos mas não cumpre é considerada tola e infiel, e por isso deve ser muito cauteloso em fazer algum voto a Deus. Sl.65:1 – Ec.5:4

* Judeu (Rm. 1.16). Este era o nome do povo que vivia numa tribo de Israel chamada JUDÁ. Com o passar do tempo todos os israelitas passaram a ser chamados de "judeus", pois hoje a nação de Israel ocupa apenas a região que era ocupada pela tribo de Judá. Se alguém tem descendência judaica, então é um judeu, mesmo que venha a nascer em outro país.

* Hebreu.Era o nome pelo qual as nações designavam os filhos de Israel.Abraão o hebreu (Gn.14:13), atravessou o rio,vindo da outra banda,o que aconteceu quando emigrou da Mesopotâmia (Js.24:2) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário