quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O CAMINHO DA PROSPERIDADE.


O CAMINHO DA  PROSPERIDADE .
1) – Primeiramente Temer a Deus e dar-lhe glórias,
2) -  Praticar a LEI DA SEMEADURA:
        .  Quem planta,  colhe !
        .  Quem dá aos pobres... Pv.28:27
        .  É dando que se recebe... Lc.6:38

       Eles deram exemplo:
        . Abraão, deu Izaque.Gn.22:2,12
        . Davi ,deu para a construção do templo...I Cr.29:3,4,5,6
          - 3.000 talentos de ouro ( Um talento pesava 34.272 kg) ( uns 5
             bilhões  de reais -  Em 14/7/2010 o kg do ouro valia 46.800,00)
          - 7.000 talentos  de prata ( mais ou menos  3  bilhões de reais)
       . Ana, deu  Samuel... I Sam. 1:11,27,28
       . A sunamita,”deu” atenção e hospedagem ao profeta,II RS.4:8
       . A viúva de  Zarefate deu sustento ao profeta Elias, I RS.17:9
       . Deus, amou-nos  de tal maneira que nos deu o seu filho unigênito,
            Jo.3:16.
       .  Jesus Cristo, deu-se em nosso lugar na cruz do calvário, Fp.2:8

3) -   O cristão deve viver em função da bênção,Pv.10:22
4) -   O cristão deve usar o dinheiro com generosidade, Pv.11:25
5) -   A ordem divina é “repartir” – Ec.11:2 – I Jo.3:17 – Tg.2:14,16
6) -   Não entre em dívidas,Rom.13:8 – Pv.22:7 – Hc.2:6
7) -   Trabalhe e ganhe seu dinheiro honestamente,Pv.14:23
8) -   Zele pelo que Deus lhe deu.
9) -   Aprenda dizer “não”, Mt5:37
10)-  Tenha sempre um coração agradecido,Fp.2:14 – I Tess.5:18
11)-  Planeje e economize,Pv.16:9
12)-  Seja fiel a Deus nos dízimos e nas ofertas Mal.3:10.
         . Quem não é fiel nos dízimos é amaldiçoado, Mal. 3:8,9
         . O devorador destrói constantemente seus frutos... Mal.3:11
         . A promessa para os fiéis é maravilhosa:
            -   Ele promete abrir as janelas do céu... As bênçãos financeiras vêm
               pelas  janelas...
            -  Derramará bênçãos grandiosas...
            -  Haverá abastança...
            -  O devorador ( o causador de prejuízos) será repreendido.
            -  Todas as nações vos chamarão de bem-aventurados....




domingo, 20 de novembro de 2011

FIQUE SABENDO !


* Publicanos.(Mt.9.11). Eram funcionários públicos, mais especificamente "cobradores de impostos".Os judeus os consideravam como traidores e apóstatas,porque cobravam impostos para a nação que os oprimia.Lc.3:12,13 - 19:8  

*  Nos tempos do Novo Testamento, cerca de 50% da população de Roma era formada de escravos. Roma tinha mais de 1 milhão e meio de habitantes. A grande maioria de todos os crentes de Roma era de escravos.

* A Babilônia, famosa por sua crueldade e poder nos tempos do Velho Testamento, fica situada num deserto que está dentro dos limites do Iraque (terra de Saddan Hussein).Ocupava o mesmo lugar da torre de Babel (Gn.10.10) Nela havia muitas maravilhas.Os jardins suspensos eram uma das Sete Maravilhas do Mundo.O templo de Bel (que quer dizer senhor)cuja torre tinha a altura de duzentos metros .Até hoje não existe no mundo templo com torre tão alta.As suas muralhas tinham mais de cem metros de altura e a largura era tal que dois carros de guerra,cada um puxado por dois cavalos podiam andar lado a lado em cima.Cada lado da cidade tinha vinte e cinco portas de metal.De cada porta partia uma rua,cuja distancia era de seis quilômetros da outra extremidade.Babilônia era para os profetas do Antigo Testamento o que Roma era para João no Apocalipse – o berço da vaidade,da ostentação e da impiedade do mundo.

* Corinto era uma importante cidade Grega aos tempos do Novo Testamento. Nessa época era uma cidade com cerca de 600 mil habitantes. Era uma metrópole com várias religiões. Ali havia adoração a todos os deuses. O principal culto praticado nesta região era a adoração à Afrodite (deusa do amor erótico - e daí vem a palavra afrodisíaco). Quando Paulo chegou ali, muitas vidas que estavam cansadas do pecado entregaram suas vidas ao Senhor Jesus, e a partir disso uma grande igreja começou a nascer naquela grande cidade.

* Escribas (Mt. 23.2). Tinham esse nome porque escreviam (copiavam) os escritos bíblicos numa época em todas as cópias tinham que ser feitas à mão. De tanto copiarem o Velho Testamento, eles acabaram se tornado grandes conhecedores dos escritos bíblicos, por isso também eram chamados de "doutores da Lei". Muitos escribas se converteram ao Senhor Jesus, mas a maioria era contra o Cristianismo e por isso foram duramente criticados por Jesus.

* Evangelho (Mc. 1.1). Essa palavra significa literalmente "Boa Notícia", mas muitas vezes, nos textos bíblicos, ela significa a história do ministério de Jesus, isto é, suas obras, sua morte e ressurreição. Assim, "crer no Evangelho" é crer que a vida, morte e ressurreição de Jesus são poderosos  para mudar os rumos da nossa vida mesmo nos dias de hoje.

* O primeiro livro do Novo Testamento foi escrito cerca de 400 anos depois do último livro do Velho Testamento. Neste período de 400 anos foram escritos alguns livros não inspirados por Deus conhecidos por "apócrifos", que são justamente os livros excedentes da bíblia católica.

* Davi. Esse nome significa "amado" (J. Davis - p.149). Foi o nome do mais importante rei da história de Israel.

* Voto (Sl.116:14) -  Significa promessa solene, compromisso, pacto ou acordo que alguém faz com alguém. Normalmente os personagens do Antigo Testamento faziam votos (promessas) a Deus, para que Ele lhes abençoasse em algum empreendimento ou necessidade particular. Uma pessoa que faz votos mas não cumpre é considerada tola e infiel, e por isso deve ser muito cauteloso em fazer algum voto a Deus. Sl.65:1 – Ec.5:4

* Judeu (Rm. 1.16). Este era o nome do povo que vivia numa tribo de Israel chamada JUDÁ. Com o passar do tempo todos os israelitas passaram a ser chamados de "judeus", pois hoje a nação de Israel ocupa apenas a região que era ocupada pela tribo de Judá. Se alguém tem descendência judaica, então é um judeu, mesmo que venha a nascer em outro país.

* Hebreu.Era o nome pelo qual as nações designavam os filhos de Israel.Abraão o hebreu (Gn.14:13), atravessou o rio,vindo da outra banda,o que aconteceu quando emigrou da Mesopotâmia (Js.24:2) 

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

OS CINCO INIMIGOS DO PASTORADO...



        OS CINCO INIMIGOS DO PASTORADO
Inúmeros são os inimigos do  pastorado .Haja visto ,ser o pastor o responsável pela guarda, instrução e proteção do rebanho. Evidentemente, nem todos os obstáculos  são “coisas” do diabo, e sim do próprio homem.
1.     Protelação. O hábito de “deixar para depois” é muito prejudicial, principalmente quando há possibilidade de resolver de imediato. A palavra de Deus recomenda que o que tiveres que fazer,  fazei-o já.

2.     Rotina. A rotina é a  inimiga número um da ação e da criatividade. Muitos, por medo, ou por incapacidade pessoal permitem que as coisas continuem da mesma maneira por anos a fio. É  a pintura do templo  desbotada  carecendo urgentemente de uma reforma,a liturgia do culto que não se altera ,e até os pregadores que não discorrem um texto novo.Sempre conduzindo o rebanho pela mesma estrada e oferecendo-lhes sempre os mesmos alimentos...

3.     Solidão. A função pastoral  impõem-nos isto. É de bom alvitre que o pastor seja prudente ao comentar com outras pessoas os seus problemas pessoais e familiares. Por mais que ele seja visitador, nunca deve esquecer que as pessoas não tem a obrigação de visitá-lo.A não ser em casos esporádicos e de extrema necessidade.

4.     Baixa-  estima .   É comum, devido às constantes lutas e desafios  nas lides do dia a dia.O passar dos anos lhe proporciona muitas perdas.Por isto deverá manter-se cheio do Espírito Santo.A igreja fatalmente será prejudicada ao ver seu pastor triste  e acabrunhado. Seu estado psicológico manifestará suas tristezas e exporá suas  frustrações.Vez por outra, o desejo de renunciar o pastorado e voltar a antiga profissão lhe tocam profundamente o coração.Todavia,buscando ao Senhor em oração,meditando em sua palavra certamente o consolo e a orientação do Espírito Santo virá..

5.     Individualismo. O poder corrompe a qualquer um que não vigiar. Há um perigo constante que ronda as lideranças; o de achar que podem resolver tudo sozinhos, desprezando os mais antigos e não respeitando a equipe que os auxilia. Quem trabalha  sozinho  se cansa mais, e não consegue descobrir novos valores.Jesus Cristo poderia e pode fazer tudo sozinho, todavia,Ele conta conosco...

Pense:
“ Quem acolhe lobos,sacrifica ovelhas...”

      Pr.Valdemir Campos Rocha

SEIS COISAS INDISPENSÁVEIS AO SUCESSO MINISTERIAL


Seis coisas necessárias ao sucesso ministerial                                                                Jos.1: 6-9
1.Esforço, a função de liderar o povo de Deus é desafio nobre  e desgastante.Foi a primeira orientação que o Senhor deu a Josué ao assumir o comando do povo hebreu após a morte de Moisés, ‘ESFORÇA-TE” Quem lidera ,deve ser exemplo de trabalho, persistência e acima de tudo, visão clara e definida das responsabilidades que a função ministerial exige e impõe.
(Jos.1.6) Tal esforço não diz respeito apenas ao esforço físico diário, mas também no esforço mental para administrar com cuidado e discernimento a casa de Deus.
2. ANIMO. O ânimo é a mola propulsora para todas e quaisquer atividades humanas. Sem ânimo não há criatividade, prosperidade, e nem vida. O ânimo ao qual Deus se refere não é simplesmente o animo da perspectiva de sucesso, de vitória ou de liderança, é algo mais. Refere-se ao ânimo espiritual,aquele que somente os santos o adquirem através da intimidade  com o Pai,orando,louvando, jejuando, obedecendo   sua Palavra e trabalhando para Ele.  (Jos.1.6)
Nos  animamos   quando nos lembramos do sacrifício de Cristo na cruz do Calvário, todo seu sofrimento em favor de nossas almas, e de suas promessas de vida eterna.Somente com a visão da vida futura temos condição para enfrentar as dificuldades desta vida e seguir em frente.O que nos aguarda é muito melhor,mais sublime e valoroso do que qualquer coisa neste mundo.
3.NÃO DESVIAR-SE. A função ministerial é sempre difícil de ser desenvolvida. É necessário renuncia pessoal, aprendizado contínuo vida consagrada, exercitar a humildade, a  auto-disciplina, a prática do perdão,ouvir grandes e pequenos, suportar bestas-feras, julgar  independente das aparências, não silenciar diante das heresias e nem adaptar-se às corrupções do mundo.  (Jos.1.7) Seguir em frente,sem se contaminar com as  nefastas influencias que nos convidam diariamente a sermos ricos e famosos...Os caminhos do Senhor são retos,e retos também devem ser o caminhar de todos quantos o servem.
4.NÃO ABANDONAR A BIBLIA SAGRADA. Livros e mais livros tem sido escritos, comentários bíblicos dos mais  variados, bíblias de estudos em profusão.Às vezes temos a impressão que tem alguém querendo fazer o papel do Espírito Santo.Quando procuram dar interpretações para tudo nos rodapés de tais Bíblias de Estudo.A Bíblia,somente a Bíblia,quando lida com devoção e profundo desejo de aprender dispensa a interferência de qualquer mestre da exegética.Não era assim antigamente? Quando a Igreja orava mais, santificava mais? E a obra de Deus se expandia de maneira gloriosa? Leia tudo quanto for útil. Porém, aprenda comer o peixe e não se engasgar com os espinhos. Hoje todos querem ser  mestres... E o que está faltando realmente  em muitas Igrejas são os mestres forjados aos pés de Cristo. Jos.1:8
5.NÃO FICAR PASMADO. A responsabilidade realmente é muito grande. Capacidade  não temos, mas Ele capacita. Os desafios são inúmeros, porém, têm que ser vencidos. É Deus quem nos dá as estratégias  para isto. Ficar parado esperando as coisas acontecerem é sinal de incapacidade e fracasso. Deus opera  quando agimos .O mar vermelho só foi aberto milagrosamente depois que Moisés tocou nas águas com seu bastão.As muralhas de Jericó eram largas,altas e fortíssimas,más ao obedecer o que Deus ordenara,Josué e seu povo as destruiu de maneira terrível.  (Jos.1.9)
6.NÃO TE ESPANTES. Não são poucas as vezes que os obreiros do Senhor podem ficar  espantados .Dificuldades financeiras, poucos recursos da igreja; falta de conversões, contendas no meio do povo, rebeliões, violência, doenças,enfim,uma série de coisas que podem ocorrer na jornada ministerial, que se não tomarmos os devidos cuidados poderemos duvidar de nossa própria chamada e dos planos de Deus.Devemos entender que Satanás é o grande causador de espanto na terra,más por outro lado, sabemos também que o nosso Deus é o Senhor dos Senhores, Nosso médico, Advogado, Comandante, e conservador da Igreja.    (Jos.1.9)
Autoria:
Pr.Valdemir Campos Rocha