segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O QUE SIGNIFICA?


* O Livro mais antigo da Bíblia pode não ser o Gênesis, mas o livro de Jó. Se  é o mais antigo, pode ser que tenha sido escrito por Moisés, quando esteve no deserto, portanto décadas antes do Pentateuco.
*JURAMENTO SOB A COXA -   Gn.  24-2; 47.29-31
O juramento com a mão sob a coxa. Significava então submissão, obediência irrestrita. Por isso Deus tocou a coxa de Jacó. (Gn 32.24-32). Realmente, dali para a frente Jacó tornou-se um homem de Deus. Até seu nome foi mudado!

 *RASGAR AS VESTES - Gn.37:34
Rasgar as vestes era demonstração de luto, tristeza,lamento.Há 28 casos na Bíblia. Os sacerdotes não podiam fazer isso (Lv 10.6), mas, em Mateus 26.65 o fez, sem razão. Esse ato de rasgar as vestes obedecia a uma série de regras.

 *CAVALGAR SOBRE JUMENTAS BRANCAS -Juízes  5.10                                                             Era um  costume exclusivo dos reis,juízes e fidalgos isso explica a passagem em apreço.

*SEMEADURA DE SAL – Jz.9:45
Esse ato significava desolação perpétua sobre o local.Castigo perene.

*POR A ABA DA CAPA SOBRE ALGUEM - Rute 3.9                                                  Significava a proteção. Aqui tratava-se da lei do levirato, conforme Dt 25.5-10, portanto nenhuma indecência havia aqui, como muitos julgam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário